12 Passos do Processo Criativo

Enquanto estudava storytelling, li muito acerca da construção de narrativas e, como não poderia deixar de ser, o livro Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell, escrita obrigatória para quem constrói histórias e para quem estuda sobre a arte de contar histórias. Campbell faz o cruzamento de inúmeros mitos da Antiguidade e chega à conclusão de que todos eles têm a mesma estrutura, isto é, todas as histórias, por mais diferentes que sejam entre si, desde a comédia ao drama, são construídas – consciente ou inconscientemente – segundo a mesma arquitetura.

Essa estrutura é chamada A Jornada do Herói, trabalhada mais tarde por Christopher Vogler, que refez o ciclo da jornada, depois de estudar a fundo a teoria de Campbell. Se fizerem o teste, qualquer história encaixa nestes passos:

 

jornadaHeroi

 

Na própria vida de um designer, em cada trabalho, cada desafio que se atravessa à sua frente, surge uma história para contar. Sempre que surge um novo trabalho, seja um logótipo, um catálogo ou um convite de casamento, inicia-se um ciclo.

Do ponto de vista da relação com a pessoa para quem fazemos o trabalho, é essencial ter uma espécie de guião a seguir, porque todos queremos que a nossa história tenha um final feliz. Lidar com clientes frustrados não é tarefa fácil e não conduz ao sucesso. Por essa razão, penso que o ciclo da jornada do designer, à imagem dos círculos de Campbell e Vogler, se desenha da seguinte forma:

A Jornada do Designer

12 Passos do processo Criativo

 

1 – Primeiro contacto com o cliente;

2 – Percepção da ideia geral do cliente e o que ele pretende;

3 – Estudo prévio de possibilidades (fase mais criativa e livre);

4 – Pesquisa

5 – Testes de formatos, tipos de letras, texturas e paletas de cores;

6 – Eliminar hipóteses até sobrar três possíveis resultados (se houver tempo);

7 – Primeira mostra ao cliente para ver reação às três hipóteses e eliminar as que não agradam (ouvir com atenção o que ele tem para dizer);

8 – Afinação dos pormenores finais com o cliente;

9 – Testes de impressão/construção e possíveis remates;

10 – Entrega da solução ao cliente;

11 – Recompensa;

12 – Fotografar e juntar ao portefólio.

Ouvir o cliente é fundamental

Na minha opinião, e segundo a experiência de trabalho que tenho, ouvir o cliente é crucial para ter sucesso. Mesmo que nos pareça ridículo o que está a sugerir, tem de haver espaço do lado do designer para perceber o que o cliente está a idealizar. Posteriormente, o designer pode aconselhar, sempre com humildade, uma solução que lhe pareça mais adequada, mostrando ao cliente, com provas dadas e argumentos válidos, que a ideia que ele tem não resulta. Caso contrário, se o designer adotar uma pose altiva,  revirando os olhos e fazendo o cliente ver que está errado, vai resultar em que o cliente ache que o designer está a insultar a sua inteligência e bom gosto. Como consequência, o cliente vai desaparecer e preferir fazer o trabalho sozinho no Paint.

Eu sei que é difícil e frustrante quando o cliente pensa demasiado no produto final e nos limita a criatividade, no entanto, é ele que está a pedir o trabalho, é ele que paga a solução e é ele que a vai usar. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. O designer, numa situação dessas, deve respeitar o cliente e sugerir ideias de melhoria, o mais possível. Se o produto final não for do agrado do próprio designer, esse pode sempre ser descartado do portefólio, livre de vergonha alheia. Serviu como experiência.

Resumindo, todo o ciclo de vida de um trabalho é uma aventura que pode ter vários desfechos. Há também um fator de peso, que é o tempo para fazer tudo. Contudo, é uma aventura que vale sempre a pena viver, principalmente quando o resultado final nos deixa cheios de orgulho.

 

Inês Cunha

Alma Negra

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